Programação

  • Simulados

    Inscrição - Simulado TPS

    Simulados

    O  simulado constitui ferramenta essencial para a aferição do aprendizado do aluno. Dizia Sêneca “Quando não sabes para onde navegas, nenhum vento é favorável”. Com efeito, se o aluno não tem consciência  da quantidade e da qualidade da informação apreendida, não poderá redimensionar seus horários e  métodos de estudo, de modo a ajustar-se às exigências do curso. Com a periodicidade mensal, o simulado de prova objetiva procura reproduzir a primeira fase do concurso do Instituto Rio Branco. Como ocorre na prova do Cespe, o gabarito é divulgado em dois dias, e o resultado, enviado por e-mail. 

    Cada aluno que participa do simulado recebe um relatório individual impresso do Programa de Avaliação de Aprendizagem (PAA), detalhando seu rendimento no simulado. O PAA representa instrumento eficaz na preparação do aluno para a primeira fase do concurso do Instituto Rio Branco. Alguns elementos do PAA são:

    Fator JB calcula as principais deficiências do aluno e apresenta-as em formato gráfico, de modo a facilitar a identificação e a compreensão dos pontos que deverão, no futuro,  requerer mais atenção por parte do aluno. 

    O  Índice de Desenvolvimento do Aluno possibilita a avaliação do desempenho do aluno nos últimos simulados. É importante, por isso, fazer todos os simulados para possibilitar acompanhamento comparativo completo. Também se analisa o desempenho do aluno por matéria, para determinar se houve ou não melhora. 
    Incentivamos o aluno a sempre colecionar os resultados e acompanhar seu desempenho! 

     

    RECURSO

    É possível fazer recurso das questões do simulado.  O aluno tem apenas até quinta-feira, às 18h, para pedir revisão desta correção. Qualquer pedido após esse prazo não será aceito. 

     

     

    Observações:

    A correção da prova é feita de acordo com as regras do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, ou seja, um item errado anula um certo.

    Nenhuma marca fora do local apropriado na folha de resposta é analisada.
    O preenchimento incompleto das lacunas poderá implicar apenamento.